Na primeira aula desta
semana procedemos à conclusão do icosaedro.
Seguindo-se
um exercício feito a partir do tetraedro.
Command:
BOX - Cube ( em que as arestas da base do tetraedro servem de medida para as
arestas do cubo.
Commnad:
Slice - 3p - indica-se os 3 vértices do lado do tetraedro e o vértice oposto a
este e assim sucessivamente até se transformar o cubo num tetraedro
também.
Para
escrever nas faces do sólido, muda-se o eixo das coordenadas, e orienta-se
x para um vertice da base e o y para o vértice da pirâmide. Na face
que se escolheu para tal efeito, faz-se uma circunferência com command: circle
- 3p ( para que os vértices desse lado sirvam de apoio à construção da mesma).
Com command: DTEXT - Justify - MC e escreve-se 1.
Reposição
do ucs - w, para que depois se possa fazer command array - 3 - 360 graus. Desta
forma tem-se em todas as faces do Tetraedro o numero 1 ( caso se quisesse
alterar isso - command explode e alterava-se individualmente).
No
fim da aula começou-se a construir duas bases com command: box - 0,0
- @5,3,0.17. A partir das arestas fazem-se duas xline uma hor e outra
vertical, para se fazer a seguir command: offset a 1.5 e outro a
0.5.
O novo paralelepípedo que se vai fazer tem o primeiro ponto onde se intersectam
as linhas criadas pelo offset e o
outro ponto é @2,2,0.17.
Já
na segunda aula pegamos nas bases feitas na aula passada e fizeram-se duas xline uma horizontal e outra
vertical - command: offset a 0.15 de distância das xiline feitas. No cruzamento
das duas ultimas linhas criadas faz-se um cilindro com centro nessa intersecção
e com 0.15 de raio e 3 de altura.No topo destes fizeram-se
esferas, Command: SPHERE - @0,0,0.15.
Alterar a posição do ucs - 3p - x direcionado para a diagonal da ultima base criada - @0,0,100. Nas extremidades da ultima figura fazem-se 2 circunferências.
Na base anteriormente feita em cima das esferas cria-se um cubo que se irá suprimir sucessivamente até se obter um telhado. command: slice- 3p - e indicam-se dois pontos da base do cubo e o ponto de intersecção das circunferências)
O
objetivo seguinte é fazer cortinas, primeiro faz-se um varão que vá do
centro de uma esfera ao da outra. ( como procedimento auxiliar command
circle no centro das duas esferas, raio 0.15, isto servirá para
cortar-mos com command trim o excesso do varão) No varão faço command:
circle com 2p ( command trim para retirar o excesso da circunferência e
ficar com um arco) Muda-se o arco para a base da figura e o Command:
RULESURF em que em surftab1 mudei para 22 para ficar uma malha similar ao
movimento de uma cortina. No lado oposto ao que se estava a trabahar
faz-se um varão com metade do tamanho. Da seguinte forma, uma linha do centro
de uma esfera ao da outra, duas circunferências com centro nas esferas e raio
0.15. Para se cortar ao meio esta linha pode-se fazer uma terceira circunferência (com inicio no centro
da esfera com abertura até ao meio do varão). Com command trim retiram-se os
excesso e feito isso pode-se usar então command: rulesurf e tem-se mais uma
cortina. No fim disto mudam-se as cortinas de sitio com command mirror.
Por
fim colocam-se em layares diferentes os objetos cobertura e cortinas e
congelam-se os mesmo para que se possa dar continuidade ao exercício.
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